blog
dicas e novidades

Como contratar empresas de facilities? Dicas para não errar na escolha

O gerenciamento de uma empresa envolve uma série de desafios que precisam ser vistos de perto pelo gestor do negócio. 

Nos últimos tempos, por exemplo, surgiu a necessidade de estar atento quanto aos cuidados com a higiene dos espaços, afim de combater a disseminação da COVID-19. 

Além disso, existem uma série de outros serviços e processos operacionais que impactam diretamente na produtividade e resultados da empresa. Isso sem falar no planejamento estratégico e gestão de pessoas. 

Mas como dar conta de tudo isso e ainda atingir bons números?

Contratar serviços terceirizados pode ser um bom caminho, tanto para economizar quanto para manter seus esforços dentro do foco de atuação. 

Para se ter uma ideia, as contratações de serviços terceirizados no Brasil já é uma realidade. De acordo com dados coletados e analisados pelo IBGE em 2018, 22% dos trabalhadores oferecem serviços terceirizados. 

O número positivo mostra que a terceirização é uma forma de otimizar o trabalho em diferentes tipos de negócios. 

É nessa hora que surgem as empresas de facilities para organizar e cuidar da manutenção das corporações e indústrias. Impactando diretamente na agilidade, segurança e lucratividade do negócio. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda o que são facilities, quais os benefícios e o que levar em conta na hora de contratar uma empresa de facilities. Vamos lá?

O que são empresas de Facilities?

As empresas de facilities gerenciam processos operacionais, administrativos, estratégicos e sanitários de uma determinada empresa ou indústria, com soluções customizadas para cada setor e segmento para aprimorar a qualidade da gestão de forma integrada.

De maneira resumida, as empresas de facilities são aquelas que prestam serviços de limpeza e manutenção de forma terceirizada. Ou seja, uma organização contrata uma empresa terceira com o pessoal necessário para suprir uma demanda: limpezas, sanitização, controles de segurança, manutenção preventiva e muito mais. 

RM Facilites, por exemplo, atende os principais setores da economia, fazendo cobertura de serviços como limpeza de ambientes residenciais, industriais e comerciais, controle de portarias de acesso, serviços de volante e funções administrativas. 

A área de facilities vem crescendo bastante nos últimos anos, sendo contratada por diferentes tipos de negócios. Essa tendência é movida devido ao avanços tecnológicos – já que as atividades de facilities não estão diretamente ligadas ao core business do negócio, mas são essenciais para o sucesso do mesmo.

Quais são os benefícios ao contratar uma empresa de facilities?

Agora que você entendeu o que são empresas de facilities, provavelmente ficou mais fácil de entender os seus benefícios. 

Os serviços de facilities podem contribuir tanto com grandes empresas, que não conseguem dar tanta atenção em atividades menores, como pequenos negócios locais. Afinal, uma das grandes vantagens desse setor é a redução de custos, especialmente em tarefas com certo nível de periodicidade. Se você precisa de pelo menos um profissional de serviços gerais, já pode terceirizar ele com uma empresa de facilities. 

Ao preferir essa modalidade, a organização não vai mais precisar lidar com várias contratações, apenas fazer gestão com a empresa terceirizada. Não havendo a necessidade de designar uma equipe completa para cada especialidade de serviço. 

O resultado é que a organização ganha mais tempo e recursos para se dedicar a sua atividade-fim. Além de evitar problemas trabalhistas e dificuldade contratar ou substituir mão de obra específica. 

De modo geral, estes são os benefícios ao contratar uma empresa de facilities para a sua indústria:

  • Redução de custos com produtos e equipamentos de limpeza industrial;
  • Redução de custos com processos trabalhistas;
  • A indústria não fica parada por faltas de funcionários;
  • Redução de reclamação dos colaboradores;
  • Garantia de qualidade nos serviços;
  • Atendimento personalizado de acordo com o segmento da empresa contratante;
  • Profissionais qualificados;
  • Otimização de recursos e processos;
  • Maior segurança.

Dicas valiosas para contratar empresas de Facilities

Não é nada complicado contratar uma empresa de soluções em facilities. Entretanto, existem alguns fatores a serem analisados na hora de escolher a melhor prestadora de serviços. Saiba quais são:

Necessidade da sua empresa

O primeiro ponto a analisar antes de contratar uma empresa de facilities é levantar as necessidades da sua empresa. 

Pense nas atividades que não se relacionam diretamente com a atividade-fim para terceirizar os setores. Por exemplo,em uma indústria de tecnologia os serviços de limpeza e manutenção podem ser terceirizados para economizar tempo e diminuir a contratação de funcionários. 

Neste caso, o ideal seria contratar uma empresa de facilities com limpeza de ambiente corporativo com atendimento customizado para o seu tipo de negócio. 

Se você tiver dificuldades em fazer esse diagnóstico e montar um escopo de terceirização de serviços, pode pedir essa consultoria grátis aqui com a RM Facilities. 

Tecnologias utilizadas pela prestadora

Sempre é válido alinhar com a empresa de facilities os equipamentos e tecnologias que serão utilizados na execução das atividades. Afinal, de nada adianta contratar uma empresa que tenha acessórios de trabalho desatualizados e sem qualidade, não é?

Ao contratar uma boa prestadora de facilidades, você tem a garantia da qualidade. Já que todas as atividades serão feitas de maneira completa e especializada. 

Preço

 O preço é um fator importantíssimo na hora da contratação de empresas de facilities. Em uma prestadora que visa á qualidade, o valor incluirá:

  • Mais ferramentas de gestão;
  • Maior número de visitas para supervisão;
  • Procedimentos customizados;
  • Agilidade e atenção no atendimento;
  • Uso de equipamentos de proteção;
  • Cumprimento das obrigações trabalhistas. 
  • Produtos e equipamentos de qualidade; 

Lembre-se que um valor mais baixo nem sempre é sinal de boa qualidade… Em muitos casos, o barato pode sair caro. Contrate uma empresa de facilities para manter uma parceria de longo prazo, não para gerar problemas graves no futuro. É importante alinhar qualidade, preço justo e prazo. Inclusive, a RM Facilities te envia um orçamento rápido para atender seu escopo. Clique aqui para solicitar

Indicações de outros clientes

Pesquise tudo que puder sobre o empreendimento escolhido para a sua gestão de facilities. É importante entender o posicionamento da prestadora de serviço no mercado, buscar referências e ver as indicações de outros clientes. 

Se possível, agende uma visita técnica antes sem compromisso com a empresa para avaliar o nível de atendimento e excelência. 

Contrate a RM Facilities para ajudar nas tarefas do seu negócio!

A RM Facilities tem como missão facilitar a vida da indústria. Você pode deixar o trabalho duro com a gente e focar 100% do seu tempo no que mais importa. Entre os serviços oferecidos é possível contratar:

  • Limpeza industrial;
  • Manutenção predial;
  • Sanitização;
  • Portaria e controles de acesso;
  • Cuidado de áreas verdes;
  • Serviços de copa;
  • Limpeza de reservatórios;

Os profissionais para cada atividade são formados, inclusive em primeiros socorros e segurança do trabalho. Dessa forma, todos os serviços tornam-se mais seguros tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa. 

Vale reforçar que, na RM Facilities, os projetos são customizados de acordo com as necessidades da sua indústria e recebem gestão de melhorias durante os processos. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar a performance do serviço. 

Entre em contato com a gente e receba seu orçamento. Basta acessar esse link e preencher o formulário. 

Agora que você já sabe o que são empresas de Facilities, não perca tempo para contratar nossos serviços e otimizar a performance da sua companhia.   

Trabalhe Conosco

Envie seu currículo pora o e-mail:

RM Facilities

Rua Otávio Moraes Lopes, 330

JD. Americano – São José dos Campos/SP  – CEP 12225-040

CNPJ: 39.416.796/0001-01

Whatsapp
Olá, logo retornaremos seu contato
RM FACILITIES | FAZEMOS DO SEU JEITO
Olá, obrigado por seu contato. Como podemos lhe ajudar?

RM Facilities e Serviços terceirizados | Portaria | Limpeza | Jardinagem | Recepção | Manutenção Predial