Tecnologias de inovação: entenda o que é e veja 4 formas de incorporar ao seu condomínio.

Você já ouviu falar em tecnologias de inovação? Esse termo é basicamente o desenvolvimento ou aprimoramento de produtos e serviços, por meio da tecnologia. Os benefícios são inúmeros: reduzem custos, facilitam os processos, proporcionam maior destaque no mercado, oferecem mais segurança, possibilitam maior controle e também geram mais valor para a organização ou condomínio.


Nos últimos tempos o uso dessas tecnologias em condomínios vem se tornando tendência e isso não é à toa, já que além de facilitar a vida dos moradores, funcionários e síndicos, é uma ferramenta valiosa para a administração condominial em geral.
 
E por isso, vamos apresentar 4 tecnologias para condomínios que estão buscando inovar na gestão de suas edificações. Abaixo, maneiras de transferir valor ao seu imóvel por meio de tecnologias de inovação:

 

 

Armários inteligentes para recebimento e armazenamento de entregas e encomendas

 Projetado para fazer a gestão das encomendas nos condomínios de maneira prática e segura, esse mecanismo consiste em soluções que permitem que o zelador ou entregador possam depositar a mercadoria ou correspondência em um locker com fechadura eletrônica.
 
Realizado o armazenamento da encomenda, o morador é notificado pelo aplicativo de acesso e o locker só é aberto com o QR Code correspondente ao usuário.

 

Gestão digital do condomínio

 

A automatização da gestão de condomínios diz respeito ao uso de ferramentas em processos que antes eram realizados de forma manual. Essas soluções podem ser aplicadas tanto no controle financeiro e contábil – através da emissão de boletos e relatórios, quanto na gestão de serviços terceirizados ou de pessoal próprio – como agendamento de jardineiros, encanadores e eletricistas, e o controle da folha de pagamento e dos serviços jurídicos contratados.
 
Dessa forma, os síndicos otimizam o seu tempo e a eficácia no exercício da sua função enquanto gestor.

Lojas de conveniência

O serviço consiste em mercadinhos 100% autônomos instalados dentro dos condomínios, com um modelo de compras digital. Os pedidos dos produtos são gerenciados pelo aplicativo e todos possuem código de barras, bastando que o condômino escaneie e realize o pagamento diretamente na ferramenta de gestão.
 
As lojas funcionam 24 horas, durante os 7 dias da semana, e não possuem valores extras ao condomínio, cabendo a este apenas o papel de ceder o espaço para a instalação.
 
E aí, está por dentro das novas tecnologias que estão cada vez mais atuantes nos condomínios? Faça parte você também da transformação digital através das novas ferramentas que auxiliam e otimizam a rotina de todos.

 

Reconhecimento facial e biometria vascular 

 

A biometria digital é bem difundida no Brasil, principalmente no segmento de controle de acesso.


Como é característico das tecnologias, esse recurso passou por evoluções e avançou da biometria digital para a Biometria Vascular. Neste modelo o formato das veias é captado através do princípio da transmitância na imagem, um processo de diferença de absorção de feixes do espectro de infravermelho (NIR – Near Infrarred e FIR – FarInfrarred), similar ao utilizado pelas câmeras de CFTV para visualização em ambientes sem-luz visível.


A biometria vascular não irá substituir plenamente a biometria digital por causa do custo principalmente das tecnologias de baixa qualidade (alto índice de falso positivo/negativo).
Outro avanço tecnológico que tem se popularizado no Brasil e no mundo, sobretudo  com os desdobramentos da Covid-19, é a Biometria Facial. Nela o usuário realiza o seu cadastro no aplicativo da SCOND por meio do envio de uma foto e, a partir disso, ao acessar um condomínio, por exemplo, o sistema compara a pessoa com a foto enviada pelo usuário. 


A identificação pela biometria não busca semelhanças com um banco de dados. Pelo contrário, ela valida o indivíduo que está enviando a foto – ou seja, com o consentimento de quem usa o recurso – a partir de uma comparação da imagem do momento, com a de um documento enviado e seus respectivos pontos faciais (como a distância entre olhos). Essas ações não ferem as cláusulas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


Estes tipos de biometria são tendências de condomínios inteligentes. Por meio da digital, vascular ou facial, elas são capazes de facilitar o processo de entrada e saída de moradores ou colaboradores, além de oferecer mais segurança aos mesmos. 


Dessa forma, só tem acesso ao condomínio quem foi previamente autorizado e cadastrado no sistema. 

 

 

Contratar uma empresa de terceirização de qualidade é o mesmo que estabelecer uma parceria de sucesso. Esse negócio atua de um jeito simples: seu principal objetivo é disponibilizar profissionais capacitados para atender a necessidades específicas de quem contrata.

Graças a esse modelo, é possível aproveitar diversos pontos positivos em seu negócio e até ampliar os resultados. Mas, para isso, é preciso entender melhor os aspectos referentes ao funcionamento.

A seguir, descubra como uma empresa de terceirização pode otimizar sua atuação e compreenda quais são os principais pontos positivos!

A simplificação de processos diminui custos e evita desperdícios

Contratar profissionais nem sempre é uma tarefa fácil. É essencial organizar processos seletivos, fazer a triagem de currículos e ponderar a escolha correta. Depois, ainda é necessário realizar todo o processo de admissão trabalhista, conforme manda a lei.

Com uma empresa terceirizada, isso não acontece. A contratada é a responsável por executar esses processos, já que o time atuará de forma externa à estrutura do seu negócio. Como consequência, é possível tornar tudo mais simples, além de diminuir os gastos associados.


Inclusive, é uma maneira de evitar desperdícios de tempo, de dinheiro e até de capital humano — o que é indispensável para atingir bons resultados.

A flexibilidade da empresa de terceirização é essencial para obter escala

Outro ponto importante tem a ver com a versatilidade e a flexibilidade que são oferecidas por uma empresa do tipo. Basicamente, você poderá contratar quantos profissionais precisar, para as áreas que desejar. Sua necessidade aumentou? Basta ajustar o contrato para que o time atenda às novas exigências.


Isso é indispensável para obter a chamada escala. Dessa maneira, seu negócio consegue se adaptar aos movimentos de mercado e ao próprio crescimento. Como não será necessário gastar na mesma medida do desenvolvimento, há um aumento nos lucros, na eficiência e no dinamismo.

O foco na atividade principal do seu negócio aumenta a qualidade

Principalmente, contratar uma empresa de terceirização é a melhor alternativa para focar no que é mais importante para o modelo de negócio. Pense, por exemplo, nas atividades de limpeza. Elas são relevantes, mas não têm a ver com o que é oferecido ao cliente, certo? Ao terceirizar essa parte, todos os esforços internos ficarão focados em partes essenciais da atuação.


Esse é um ótimo meio para manter a organização e conseguir priorizar as atividades. Assim, não será preciso abrir mão dos bons resultados quanto às tarefas internas e nem quanto àquelas que afetam diretamente o mercado consumidor.

Trabalhe Conosco

Envie seu currículo pora o e-mail:

RM Facilities

Rua Otávio Moraes Lopes, 330

JD. Americano – São José dos Campos/SP  – CEP 12225-040

CNPJ: 39.416.796/0001-01

Whatsapp
Olá, logo retornaremos seu contato
RM FACILITIES | FAZEMOS DO SEU JEITO
Olá, obrigado por seu contato. Como podemos lhe ajudar?

RM Facilities e Serviços terceirizados | Portaria | Limpeza | Jardinagem | Recepção | Manutenção Predial