Não importa qual o tamanho de uma empresa, ou o seu posicionamento no mercado, a limpeza e a conservação prediais serão sempre fatores observados nas suas rotinas. Atento a essa característica, o mercado já vem se especializando há anos nos facilities, e é cada vez mais comum encontrar a limpeza e conservação dentre os serviços ofertados por empresas. Aqui na RM Facilities, estamos sempre falando e dando dicas sobre as práticas de limpeza e higienização predial, sobre os desafios que todo e qualquer gestor enfrenta ao administrar espaços públicos e compartilhados.


Atualmente, o serviço de limpeza predial representa não exatamente um diferencial, mas uma obrigação para negócios que queiram manter-se desenvolvidos e com boa reputação. É necessário estar atento,  dar bons exemplos, e prezar pela experiência de colaboradores e clientes, na mesma medida. Limpeza e conservação predial não são mais questões de estética, mas envolvem responsabilidade  e sustentabilidade. 


Limpeza predial é um trabalho tão importante e muitas vezes complexos, é muito natural que frequentemente surjam dúvidas, e que se procure, sempre, as melhores práticas de desempenho possíveis, para que nunca se esteja atrás do exigido pelo mercado. Na expectativa de sanar algumas dessas dúvidas sobre Limpeza Predial, a RM Facilities preparou 5 dicas para otimizar a limpeza predial, para que a gestão de facilities torne-se mais eficaz, no seu dia a dia.

 

Limpeza Predial: Por que esses processos são tão importantes?


Para que você possa entender, nós temos algumas considerações sobre a importância da limpeza predial e da conservação no alcance dos objetivos de uma gestão. Qualquer que seja o setor, residencial ou comercial, os objetivos são voltados à melhorar a experiência de clientes ou moradores. Especialmente no caso dos prédios comerciais, é necessário considerar a importância desses processos para evitar, perdas e desperdícios. 

 

Esses imóveis recebem, diariamente, funcionários, fornecedores, clientes e visitantes em geral, e é preciso pensar no impacto causado pela presença deles, bem como no estado de apresentação e recepção a essas pessoas. 

 

Cuidados com a limpeza predial são uma demanda recorrente. Muitos gestores ainda desconsideram cuidados com a infraestrutura dos prédios geridos, e não entendem que a gestão de  realizadas de forma eficiente podem contribuir para a experiência dos frequentadores do ambiente.

 
 

5 dicas para aprimorar Limpeza Predial

 
1. ompreenda a importância dos serviços

Antes de tudo, é preciso compreender a importância dos serviços de limpeza e conservação predial, seja em um condomínio ou edifício comercial, para que eles sejam otimizados.


Sabemos que os imóveis comerciais têm um alto número de circulação de pessoas diariamente, indivíduos que são, em sua maioria, clientes, fornecedores, visitantes e colaboradores.


Além disso, é necessário que todos os ambientes sociais do prédio estejam apresentáveis, isto é, limpos e arejados, para que todos os frequentadores tenham uma boa experiência nesse meio tempo em que estão no local.


Caso contrário, a credibilidade passada pelo estado de conservação do local sujo e desorganizado não será favorável para a imagem do prédio comercial junto ao público e, consequentemente, impactará na motivação dos funcionários.

 

2. Desenvolva um cronograma de limpeza Predial

 

Outra dica é desenvolver um cronograma de limpeza predial que envolva todos os ambientes que necessitam da realização de cuidados por parte do edifício.


Vale a pena verificar a frequência de limpeza desses ambientes. Imagine, por exemplo, a fachada do prédio, ao contrário do hall de entrada – que concentra uma alta circulação de pessoas e, por isso, requer uma limpeza frequente – ela deve ser higienizada ocasionalmente.


Ainda assim, deve-se levar em conta aspectos de cada local, como o fluxo de pessoas que transitam pelo espaço e a presença de aparelhos de climatização e elevadores.

  
Portanto, ao criar esse planejamento, todos os ambientes ficam higienizados de acordo com o tempo necessário, sem que haja o acúmulo de sujeiras. 

 

3. Limpeza predial: Invista na segurança dos profissionais 

 

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são, sobretudo, indispensáveis para a segurança de quem presta serviços de limpeza e conservação predial. Dentre os apetrechos estão, por exemplo: botas, óculos, luvas, máscaras, além de capacetes e outros aparatos para o trabalho em alturas.


Para que não ocorra nenhum episódio de risco para os trabalhadores, é essencial que eles estejam utilizando os equipamentos de proteção individual apropriados para cada tipo de atividade, até mesmo aquelas que envolvem ambientes insalubres e, com isso, requerem a utilização de EPI especiais.


Nunca é demais lembrar a necessidade do acompanhamento dos profissionais técnicos para orientar toda a equipe a fim de garantir a segurança de todos.

 

4. Utilize equipamentos e materiais adequados para limpeza predial

 

Edifícios comerciais possuem diferentes ambientes que necessitam de cuidados específicos. Logo, é necessário ter equipamentos e materiais adequados para realizar cada tipo de serviço.


Tem sido cada vez mais comum o uso de soluções caseiras para a limpeza e conservação por parte de profissionais que se dizem especializados. Pois, afinal, é de conhecimento que tais produtos não trazem resultados tão satisfatórios quando comparados aos adequados para a limpeza profissional.


Nesse contexto, é essencial apostar em produtos para higienização seguros e de qualidade que sejam aprovados pela Anvisa.

 

.

 

6. Dica bônus limpeza predial: Compreenda a importância dos serviços

 

Antes de tudo, é preciso compreender a importância dos serviços de limpeza e conservação predial, seja em um condomínio ou edifício comercial, para que eles sejam otimizados.


É sabido que imóveis comerciais têm um alto número de circulação de pessoas diariamente, indivíduos que são, em sua maioria, clientes, fornecedores, visitantes e colaboradores.


Em vista disso, é necessário que todos os ambientes sociais do prédio estejam apresentáveis, isto é, limpos e arejados, para que todos os frequentadores tenham uma boa experiência nesse meio tempo em que estão no local.


Caso contrário, a credibilidade passada pelo estado de conservação do local sujo e desorganizado não será favorável para a imagem do prédio comercial junto ao público e, consequentemente, impactará na motivação dos funcionários.

 

Limpeza Predial e Facilities? Considere fazer um orçamento com a RM Facilities!


A RM Facilities veio para revolucionar o mercado de facilities, proporcionando soluções em gestão de serviços, com oferta especializada para a limpeza Predial e a Gestão de Facilities. Se está precisando de um orçamento, pode entrar em contato direto com nossa equipe que está pronta para te atender.

Trabalhe Conosco

Envie seu currículo pora o e-mail:

RM Facilities

Rua Otávio Moraes Lopes, 330

JD. Americano – São José dos Campos/SP  – CEP 12225-040

CNPJ: 39.416.796/0001-01

Whatsapp
Olá, logo retornaremos seu contato
RM FACILITIES | FAZEMOS DO SEU JEITO
Olá, obrigado por seu contato. Como podemos lhe ajudar?

RM Facilities e Serviços terceirizados | Portaria | Limpeza | Jardinagem | Recepção | Manutenção Predial